quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Motor, Sensores, Bateria e Arduíno

Hoje foi um dia daqueles! Tivemos a maior pressa para acabar toda a nossa parte elétrica.
E definimos tudo que será utilizado...Serão utilizados dois servomotores. Os servomotores são motores que tem como função principal rotacionar seu eixo principal para uma posição determinada entre 0º e 180º pelo sinal de entrada, podendo permanecer parado numa determinada posição já que o mesmo é dotado de um sistema de engrenagens. Para se adequar ao robô, foi necessário destravar os motores trocando um potênciometro interno (resistor variável) por dois resistores de 2,2Kohms e ainda remover uma trava mecânica, permitindo assim uma rotação livre de 360º para qualquer sentido.
Uma bateria, que será utilizada como fonte de alimentação para o sumô foi uma bateria 0.9V comum, que pode ser encontrada em qualquer mercado ou loja de conveniência, o arduíno que já está com toda a programação pronta que foi exposta na postagem anterior e os sensores infravermelhos que serão um par de componentes.
No protótipo, os sensores infravermelhos servem tanto para detectar que o oponente está na frente, quanto para detectar quando o robô está sobre a faixa branca da arena.
                Posição, serventia e funcionalidade dos sensores:

·          2(dois) sensores de borda:

Toda a arena é preta e apenas a borda é branca, então por isto usamos os sensores infravermelhos para detectar a borda através do branco.

Esses 2 (dois) sensores ficam embaixo do robô. Enquanto o robô está sobre a parte preta, o preto absorve o infravermelho e nada chega ao receptor, então não há corrente, não gerando tensão no pino do microcontrolador. Quando o robô fica sobre a faixa branca, o branco vai refletir o feixe de luz de infravermelho emitido pelo LED e o receptor vai receber este feixe refletido, deixando fluir corrente para o pino do microcontrolador. Posições:

o    1 na frente do robô para detectar quando a frente do robô está sobre a faixa branca.

o    1 atrás do robô para detectar quando o fundo do robô está sobre a faixa branca.

·          1(um) sensor frontal ou sensor de caça

Segue-se o mesmo princípio dos sensores de borda, porém ao invés de preto e branco, vamos detectar a superfície do robô oponente. Quando o robô estiver próximo ao robô e na frente do sensor frontal, o feixe de luz vai refletir na superfície do oponente e o meu microcontrolador vai interpretar e enviar o comando para avançar sobre o oponente para empurrá-lo para fora.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário